quinta-feira, 12 de março de 2009

VOCÊ TEM MEDO DE DIZER NÃO?

O grande não

Todo mundo tem medo de dizer não. Mas algumas pessoas têm mais medo que as outras. Principalmente as que apostam as fichas num mundo mais gentil, em formas mais conciliadoras e pacíficas no caso de disputas. Para essas pessoas, o não parece conter uma agressividade intolerável, uma palavra que aponta para um caminho sem volta em direção ao confronto. No geral, elas têm pouca habilidade para respostas rápidas ou facilidade em sustentar posições contra o fogo cerrado de um inimigo mais dinâmico. Então, para elas fica mais fácil morrer por dentro e dizer sim.

O medo da rejeição é crucial e está sempre a rondar a vida de muitos, como um fantasma. Além do risco de não deixar mais ser visto como “legais”, o não também implica outros perigos. Mas também é possível assumir os riscos. Mesmo que o fim da história não seja tão feliz, a vida é feita de perdas e ganhos, e geralmente aprendemos mais com as perdas. Elas têm lá suas vantagens.

Treinando pequenos nãos, só para sentir nossa força, em situações menos importantes é a fórmula para você sair do vício de só dizer sim. Como numa ginástica, tornar o “não” forte e resistente. Isso vai te fazer perceber que assumir a força, o próprio poder, não significa ser agressivo.

Na verdade, o “não” pode se revelar como um portão escancarado para um mundo de aventuras e bem-aventuranças. Ele pode ser, ao contrário, imensamente positivo, pois significa uma recusa ao que é proposto.

Uma coisa é certa: depois desse “não” frontal diante da realidade, nada do que foi será do mesmo do jeito que já foi um dia.

(artigo adaptado de Liane Alves, publicado no site da Revista Vida Simples – edição Dez/2008)

Nenhum comentário:

Postar um comentário